Reflexão


Há um tempinho atrás aprendi que contextualizar pode gerar compreensão.

Pense!

Ao enxergar uma criança e um adolescente, cometendo uma infração a lei (roubo, furto, assassinato, tráfico de drogas), nos temos um senso de justiça apuradíssimo e julgamos ser o certo quando falamos e expressamos o ódio com a seguinte afirmação: “esse menino tem que apodrecer na cadeia”. Antes eu pensava assim culpabilizava a criança e o adolescente individualmente sem contextualizar, sem entender a sua história de vida. Essa cheia de privações, negligências, desemprego, enfim uma vida social que cerca essa criança e adolescente fazendo-os reproduzir também a negligência a violência.
Sei um ato de violência não se justifica, mas ele pode ser compreendido e achar meios para reverter essa situação. Por isso que acredito: contextualizar gera a compreensão.
“Por traz de um ato de infração da criança e adolescente existe uma história cruel que precisa ser mudada.”
As crianças e os adolescente não precisam “apodrecer” nesse sistema prisional brasileiro, eles necessitam de uma atenção maior da sociedade cível, do poder público das famílias. Um indivíduo não está sozinho, mas existe um meio social que influencia e muito em sua vida.
Por esse motivo eu insisto repense antes de votar naqueles políticos que propõem a diminuição da idade penal.  É mais fácil prender ou trabalhar a cidadania e inserção social com essas crianças e adolescentes?


Comentários

  1. Que belo texto meu caro.
    Atualmente o discurso anda muito reacionário por aeh. As pessoas devem ter preguiça de pensar e acabam acreditando que essa sociedade de guerra é fruto apenas do desvio de caráter individual de cada um, sendo que na verdade o buraco é mais embaixo.
    .
    Se quiser, leia um texto Seres Monetários Sem Dinheiro que escrevi no meu blog
    .
    Abraços, até mais
    Ary Neto
    http://aryneto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Excelentes palavras, é preciso mudar a mentalidade da sociedade ...

    ResponderExcluir
  3. Que belas PaLavras Pedro bó"... penso que existe algo muito maior e com um poder de convencimento ainda melhor que o da sociedade.... Se voltassemos os nosso olhos para Deus talvez muito problemas poderiam diminuir...
    um Abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. muito bem pensado! concordo com vc! Achoque simplesmente jopgar na cadeia so irá revoltar mais!
    abraços!
    to te seguindo!
    achei o layout muiito bom!

    http://deunatellha.blogspot.com

    Falo de tudo um pouco!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. a sociedade é uma merda, há muita coisa há ser feita!

    ResponderExcluir
  6. Sem dúvida, outro fato que pode ser bem relevante para sua linha de pensamento, e a situação carcerária hoje no Brasil, situação essa que podemos classificar como precária, para não ser rude! e por conta de que essa situação? superlotação, má divisão carcerária, uma total bagunça no poder público! E sem duvida diminuição da idade penal só contribuiria mais para esse desastre que é nossa segurança publica, se assim podemos chamar.

    parabens pelo blog, muito bacana.

    se quiser dar uma passada no meu, segue o link.

    http://mahhvip.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. essa questão de 'liberdade de adolescente' é bem complicada. Ótimo post.

    ResponderExcluir
  8. muito bom! é egoísmo não dar direito de "melhorar-se" a um menor, pois infelizmente ele não teve uma educação que todos merecemos

    ResponderExcluir
  9. Parabens pelo Blog....

    MuitO Bom, SHOW!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

"humano, demasiadamente humano"

Questione...!